Francisco Humberto Alencar Bezerra
  • Formação acadêmica / titulação:

  • 2012 – 2017    Graduação em Direito

    • Centro Universitário Farias Brito – FBUNI, Fortaleza – Ceará

Título: Reforma Sindical Brasileira: A eficácia do pluralismo sindical brasileiro no contexto sócio-político e econômico

Orientador: Dr. Eduardo Pragmácio de Lavor Telles Filho

  • ​2018 - 2019 Certificação em Mediação e Conciliação​​

    • ​NUPEMEC \ CEJUSC TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

  • Comissões OAB \ CE:

  • Comissão de Estudos Políticos - Período: 2019 - 2021

  • Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem - Período? 2019 - 2021

  • Comissão de Acompanhamento Legislativo - Período: 2019 - 2021​​

  • Artigos:

   2017.              Título: O atual contexto da Venezuela e a quebra dos acordos internacionais relativos aos direitos humanos no âmbito do Mercosul.

            2017.              Título: O vínculo Jurídico da nacionalidade: condição jurídica do estrangeiro no brasil

Subtítulo: Caso Cláudia Hoerig: A perda da nacionalidade de brasileiro nato

            2018.               Título: O caminho trilhado pelas mulheres brasileiras: do fogão ao poder

  • Fóruns \ Congressos:

            2016.               Congresso Internacional de Direito Constitucional – Fortaleza. Ce.

            2017.               XXIV Fórum de Ciência Penal – Fortaleza. Ce.

            2018.               XXV Fórum de Ciência Penal – Fortaleza. Ce.

  • Ações Sociais:

            2015.               I   Casamento Coletivo – Centro Universitário Farias Brito

            2016.               II  Casamento Coletivo – Centro Universitário Farias Brito

            2017.               III Casamento Coletivo – Centro Universitário Farias Brito

            2018.               IV Casamento Coletivo – Centro Universitário Farias Brito

  • Áreas profissionais:

  • Membro Honorário da Academia Cearense de Direito;

  • ​ Vice-presidente do Instituto Fórum de Ciência Penal.

  • Advogado; 

  • Experiências Profissionais:

  • 1988 – 1990    Maia Melo Engenharia Ltda., Recife – PE.

Empresa atuante no âmbito nacional no segmento de engenharia, mas precisamente na construção de pavimentações e rodovias e a consultoria em transportes urbanos de passageiros municipais, intermunicipais e interestaduais.

Supervisão de dados: Coordenação de tabulações de dados operacionais do projeto de otimização das linhas municipais e metropolitanas da região do grande Recife-PE, subordinado direto da gerencia de estatística e finalização de projetos. Resultou-me em aprendizado no qual me garantiu base profissional posterior, no aspecto de observância de dados para analise e tomadas de decisão, além de ter sido de suma importância o resultado de meu trabalho para elaboração dos resultados finais.

  • 1990 – 1992    Consult - Consultoria em transportes, Recife - PE

Atuante nacionalmente no segmento de transporte de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual, tendo como foco principal o sistema de controle operacional, baseado em um sistema próprio de informática desenvolvido especialmente para a finalidade empresarial.

Suporte em informática: Implantação, treinamento e manutenção do Sistema de Transporte Financeiro e Operacional – Sistema desenvolvido em FoxBase para plataformas Novell. Destinado as empresas de transportes urbanos de passageiros.

Obtive resultados positivos através de introdução de mecanismos operacional que obtivessem respostas positivas entre a informática e os resultados objetivados.

  • 1992 – 1995    IPK- Consultoria em Transportes , Fortaleza – CE

Empresa de âmbito nos estados de ceará, Pernambuco e Piauí,  na consultoria em transportes de passageiros e projetos afins.

Projeto de Otimização das Linhas de Transporte de Passageiros Intermunicipais: Tabulação de dados extraídos de pesquisa de campo, tais como : número de passageiros transportados, quantidades de paradas, extensão da linha permissionária, números de habitantes por região, fazia então a junções desses dados estatísticos objetivando as analise técnicas para o desenvolvimento do projeto.

Mas um ganho em relação a positividade de resultados do meu trabalho, pois buscava integrar os dados tabulados aos resultados apresentando nos relatórios finais do projeto.

  • 1995 – 1997    Grupo Alteza Alimentos Ltda., Fortaleza - CE

Indústria de empacotamentos de alimentos, com grande atuação no nordeste e norte do Brasil.

Gerente de Informática:  Criação, implantação física de rede para informática, usando o sistema de hoob’s para cinqüenta usuários, em plataforma Novell; Criação, Implantação do método de trabalho coorporativo, eliminando o CPD, para uso de digitação, tendo como finalidade o gerenciamento das informações, treinamento e manutenção do sistema em linguagem cobol com interação a planilhas eletrônicas para geração de relatórios, perfeita interação com a produção;Criação, Implantação do controle On-Line de produção; Agilização do sistema de carregamento e faturamento em 70%; Criação, Transferência de arquivos e atualização da base de dados com a filial em Recife-PE on-line.

Posso me destacar profissionalmente obtendo ganhos imensuráveis financeiros e logístico através das implantações realizadas, principalmente no que diz respeito a dinâmica dada ao faturamento da empresa diminuindo horas extras e dando agilidade na comercialização e distribuição dos produtos.

  • 1997 – 1998    Siscomp - Sistema e Computadores Ltda, Fortaleza - CE

Pioneira no segmento de informática, tendo com produto principal a venda de suprimentos para informática e servidores. Posteriormente também na excelência de locação de equipamentos de informática.

Gerente Administrativo - Comercial, na Área de Locação de Equipamentos: gerência comercial e administrativa, atuando no segmento de locação de equipamentos para eventos, palestras e empresa para curto e longo prazo;  Administração técnica dos equipamentos, faturamento e cobrança; Gerenciamento de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.  

Aprendizado na área comercial com relevância no aspecto da agilidade entre o cliente e a empresa.  

  • 1998 – 2000    Micro e Cia , Fortaleza - CE

Criada a partir da necessidade do mercado de locação de equipamentos de informática, tendo como objetivo principal a locação para eventos temporários: Shows, Cinema, Eventos em Geral.

Gerente Administrativo, Comercial e de Informática: Expansão da empresa de locação com técnica de manutenção preventiva dos equipamentos, renovação periódica para contratos de longa duração, sistema de parcerias com empresa de eventos , hotéis e centro convenções; Criação, implantação de assistência técnica programada e com substituição temporária dos equipamentos.

As experiências anteriores me proporcionaram um conforto de gerenciamento muito positivo, foi através dos mecanismos criados anteriormente, fizeram na qual a empresa chegasse a 3ª. de aceitação de maior relevância no setor.

 

 

  • 2000 – 2001    Duarbel Couros e Moda Ltda., Juazeiro do Norte - CE

Fabricantes de sandálias femininas em couros e sintético. Seu mercado abrangia o norte e nordeste.

Gerente Administrativo e Financeiro: Gerenciamento da empresa no setor financeiro e administrativo: implantando o planejamento semanal de custos e receita. Criação, mapeamento e analise das performances dos representantes e seus respectivos produtos. Criação, implantação e elaboração do sistema em U de produção em parceria com centro tecnológico de Campina Grande - PB, resultando em um aumentando em 40% a produção sem necessidade de investimentos nem aumento de mão-de-obra; Criação, implantação do controle de comissão pagas ao representantes; Criação, implantação do controle de produção On-line; Criação, implantação do acompanhamento do pedido On-lin.

Com as experiências obtidas principalmente na área de produção da empresa de empacotamento, citada anteriormente, me causaram euforia com os resultados positivos obtidos na linha de montagem. Também posso enfatizar o lado comercial pois foi através de analise que conseguimos otimizar os resultados das vendas e produção.  

  • 2001 – 2003    Grupo FOX Ltda – Vigilância Armada e Desarmada, Fortaleza-CE

No segmento de Segurança eletrônica, Vigilância Armada e prestação de mão-de-obra especializada, sempre teve destaque no quesito inovação e controle operacional.

Gerente Administrativo e de Informática: Criação, implantação e gerenciamento das rotas de supervisores diurnos e noturnos aos postos de serviços: através de uma rota pré-estabelecida com contagem de tempo de percursos e permanência do posto de serviço, com suporte do bastão de ponto; Criação, implantação e mapeamento do controle do radio de comunicação da central, com os supervisores e postos de serviço; Criação, implantação do controle do sistema de custos mensais operacionais; Criação, implantação do controle do sistema de combustivel; Reformulação da logomarca; Criação de uma identidade comercial, papel timbrado, cartão de visitas, folders, encartes, outdoors; Criação, Implantação do sistema controle On-line do posto de serviço.

Mas uma vez as experiências obtidas com o integração cliente-empresa, me beneficiou em desenvolver o trabalho com resultados bastante positivo, principalmente na captação e manutenção de novos clientes.

  • 2004 – 2007    Cartório do Registro Civil do Distrito Mucuripe, Fortaleza-CE

Cartório de registro civil, casamentos, nascimento, óbito, procuração pública, autenticação de documentos e reconhecimento de firma

Gerente operacional e de informática, entre outras funções:  Criação, implantação do sistema de frotas em Java;  Criação da intranet, que contemplam os principais serviços internos do cartório em JavaWeb;  Implantação e gerenciamento do sistema de câmeras, on-line e pela Internet dos casamentos realizados. Criação, implantação do sistema e controle telefônico. Total controle do uso do telefone, recebimento, discagem, agenda, retorno,etc. Criação , implantação do sistema de contábil e financeiro do cartório em Java; Criação do sistema de custo da empresa em Java;  Criação, implantação do sistema em Java de ponto por biometria digital. Controle de férias, faltas, vale transporte, vale alimentação;  Criação, implantação do sistema de controle de estoque em Java; Implantação do funcionamento aos sábados, sento atualmente o único cartório a realizar suas atividades normalmente aos sábados até as 12:00h, objetivando um serviço de qualidade para a sociedade, sendo pioneiro no segmento. Foi com essa implantação que resultou num acréscimo de 22% do faturamento. Criação e Implantação do Gerenciamento do sistema cartorário: banco de dados SLQ e sistema desenvolvido em VB e com processo de finalização em Java; Características do sistema: Total controle dos atos praticados, estatísticas On-line e projeções. autenticação de documentos, abertura e reconhecimento de firma, nascimento, óbito, casamentos e procurações.  Controle financeiro (recebido on-line, com estratificação, dinheiro, cheques,etc.) e pagamentos efetivados e projetados.  Estatísticas on-line de atendimento, com performace dos atendentes com intervalo de minutos-segundos.  Agendamento de atos – tarefas, com visualização gráfica.  Controle de selos.  Controle de cheques.  Envio de informações ao órgãos competentes.  

Foi nesse momento profissional, no qual no definir como de forma afetiva e vocacional para a formação acadêmica em direito. A maturidade da relação com o cliente me fez mensurar necessidades nos quais resultou na abertura aos sábados, trazendo benefícios positivos a sociedade, teve como alvo principal a realização de casamentos. 

  • 2007 – 2009    SEFIN – Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza – Ce.

Projeto SICOFI

TestManager: Desenvolvimento e execução de aplicativos destinados aos testes relacionados a qualidade do sistema de controle urbano e IPTU, no qual  projeto SICOFI objetiva. O sistema é desenvolvido em Java. Sua  plataforma é LINUX, baseado no incentivo dos governos para as plataformas livres.

  • 2009 – 2011    FATECI  – Faculdade Tecnologia Intensiva , Fortaleza – Ce.

Faculdade ensino superior, destaca-se pela inovação de vestibulares aos sábados, acessibilidade informação de em sala de aula, chamada eletrônica, sistema próprio de gestão acadêmica , administrativa, financeira  e operacional. Esta voltada para o segmento de educação a saúde.

Coordenador Operacional e Controle: Criação e execução do controle de estoque on-line, permitindo analises rápidas e agilidade de reposição; Criação e execução de controle de portarias via web e sistema de monitoramento, segurança e um total controle das ações postadas nos postos de serviços, além de agilizar o processo de um ato falho; Criação e execução do controle de execução de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletrônicos, dando uma vida útil e prolongamento além de uma redução financeira nas manutenções corretivas; Criação e execução do mecanismo de controle de acesso em sala de aulas de alunos e professores, destinado ao uso correto da internet e equipamentos eletrônicos, possibilitando assim uma maior interface do  conhecimento acadêmico; Criação e execução do controle manutenção de limpeza e sistemática das instalações físicas, possibilitou um ganho financeiro bastante expressivo, evitando assim o desgaste estrutural e sua reparação; Criação e execução do controle de analise de água, trouxe qualidade e segurança além de propiciar ao contexto a importância na saúde; Criação e execução do controle de energia elétrica, financeiramente um ganho espetacular, pois é um dos insumos de maior montante financeiros, alem de suma importância operacional, visto que 90% do funcionamento da empresa depende de energia elétrica; Criação e execução do mapeamento virtual e físico da estruturação lógica, possibilitando agilidade no processo de interrupção de erros e desgastes físicos;  Criação e execução da montagem do Call Center, experiência positivo, tecnologicamente foi um grande aprendizado; Criação e execução do controle do recolhimento de lixo tanto seletivo como laboratorial, complementa a questão da qualidade e responsabilidade com a saúde no contexto; Criação e execução do controle de pragas,  complemento do controle sanitário; Criação e execução do sistema de manutenção hidráulica e elétrica, bem como a conservação das instalações físicas de alvenaria, complementa o controle de energia, viabilizando o desperdício de energia e água; Criação e execução do controle de apoio ao professor, um conforto sem igual ao profissional que é o berço do serviço prestado pela instituição, apoio logístico de entrega de documentos, fornecimento de ajuda na área de informática; Responsável por toda a logística operacional, adequando ao sistema dinâmico de execução; Controladoria nos gastos empreendido nos mecanismos acima citados, fazendo que fosse executado  de forma econômica e eficiente.

  • 2011 – 2012    Lantech, Fortaleza - CE

Empresa de Desenvolvimento de Sistema - Projeto SIM

Folha de Pagamento do Projeto SIM – Prefeitura de João Pessoa: Criação e implantação da folha de pagamento do projeto SIM – João Pessoa, referente ao bolsistas conveniados com o IFCE e IFPB, e dos contratos temporários de prestação de serviço