top of page
  • (85) 99982.7887
  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • e-mail

Direito Condominial: Fração ideal ou unidade. Cobrança condominial.

Atualizado: 17 de out. de 2019


Código Civil é quem direciona as normas condominiais. A LEI Nº 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964. Dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.


Direito Condominial
Direito Condominial


O Direito Condominial tem como base a Lei 4.591 de 1964, que dispõem sobre Condomínios em Edificações e incorporações. em 2002 com a instituição do Novo Código Civil, fora instituído capitulo referente à condomínios. O CAPÍTULO VI Do Condomínio Geral, destacando a subseção I Dos Direitos e Deveres dos Condôminos.


É a partir do Capítulo VII - Do Condomínio Edilício que as normas legais irão direcionar o Direito Condominial

Art. 1.332. Institui-se o condomínio edilício por ato entre vivos ou testamento, registrado no Cartório de Registro de Imóveis, devendo constar daquele ato, além do disposto em lei especial:

I - a discriminação e individualização das unidades de propriedade exclusiva, estremadas uma das outras e das partes comuns;

II - a determinação da fração ideal atribuída a cada unidade, relativamente ao terreno e partes comuns;

III - o fim a que as unidades se destinam.” ....


Taxa Condominial: Por fração ideal ou por unidade


As normas constitucionais são pilares de construção de compreensões para aplicação aos casos concretos e conflitos sociais. Desta forma o artigo 5º da Constituição, garante o direito de propriedade, demais os incisos XXII e XXIII enfatizam a garantia de propriedade, e seu uso em função social.


Segundo o art. 1.336 do Código Civil :


Art. 1.336. São deveres do condômino:
I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção;                    (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

Ademais, o art. 1.331 do Código Civil, nos transcreve:


Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.

§3º. A cada unidade imobiliária caberá, como parte inseparável, uma fração ideal no solo e nas outras partes comuns, que será identificada em forma decimal ou ordinária no instrumento de instituição do condomínio.

já o art. 1.334 do mesmo código nos define que:


Art. 1.334. Além das cláusulas referidas no art. 1.332 e das que os interessados houverem por bem estipular, a convenção determinará:
I - a quota proporcional e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio;

Existe um decisão uma decisão monocrática do Ministro Marco Buzzi do STJ no seguinte sentido.


" CONDOMÍNIO EDILÍCIO. CRITÉRIOS PARA O RATEIO DAS DESPESAS.A soberania da assembléia geral não autoriza que se locupletem os demais apartamentos pelo simples e singelo fato de o apartamento do autor possuir uma área maior, já que tal fato, por si só não aumenta a despesa do condomínio, não confere ao proprietário maior benefício do que os demais e finalmente, a área maior não prejudica os demais condôminos.

A ressalva legal, salvo disposição em contrário, deixou á assembléia geral na elaboração da Convenção de Condomínio ou em deliberação extraordinária a fixação da contribuição fora do critério da fração ideal para que fosse adotado com justiça o princípio do uso e gozo efetivo dos benefícios ofertados com a despesa - inteligência dos artigos 12, § 10 da Lei 4.591/64 e artigo 1336, inciso 1 do Código Civil, com a redação dada ao inciso pela Lei nO 10.931, de 02/08/2004.A cobrança de rateio de despesas de condomínio de unidade com fração ideal maior, sem se observar o princípio do proveito efetivo revela enriquecimento sem causa abominado pelo artigo 884 do Código Civil." Lei na integra +

Diante do exposto e dispendido na normativa do Código Civil, fica evidente que o condômino deve pagar a taxa condominial para a manutenção do condomínio, a princípio pela fração ideal interposta pelo artigo 1.336 ou de forma unitária, quando convencionado pelo condomínio.

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page